Desafio Decoração de Bolo | Cobertura "light" de queijo e iogurte

O Pasteleiro cá de casa desafiou-me a fazer a decoração de um bolo para o Dia da Mãe.
Não sei se já vos tinha dito antes, mas eu não tenho jeito nenhum para a arte da Pastelaria. Ainda assim, não tive muitas opções, pois quando cheguei a casa do trabalho já estavam dois bolos cozidos (de iogurte) na mesa da cozinha, um para ele (em forma de coração) e outro para mim (redondo e mais pequenino) 😳.

Aceitei o desafio! 💪🎂
Deu-me 1 hora para escolher a cobertura do bolo, comprar os ingredientes (só é exequível porque o supermercado é ao lado de casa 😊) e para decorar o bolo. 
Logo fiquei a pensar: Isto é pior que o MasterChef! 😆

Uma vez que já iniciei a Operação biquini 2018, o recheio/cobertura tinha ser algo "light", pouco calórico (sempre a pensar nas "Curvas") e super rápido de fazer, então escolhi uma Cobertura de queijo e iogurte que se faz em 5 minutos (se experimentar vai ver que é pura verdade!).

Eis o resultado final:



E aqui está a receita:

Bolo de iogurte com cobertura de queijo e iogurte

Ingredientes:

Para a massa do bolo:
> 6 ovos
> 4 iogurtes de aroma de fruta (neste caso foi de pêssego e magros)  
> 4 copos de medida do iogurte de farinha 
> 6 copos de medida do iogurte de açúcar
> 2 copos de medida do iogurte de óleo
> 10 gr de fermento

(veja a preparação do bolo em SUGESTÃO | BOLO PARA O DIA DA MÃE)

Ingredientes para recheio e/ou cobertura:
> 250 g de queijo mascarpone
> 200 g de queijo creme
> 65 g de iogurte grego
> 50 g de açúcar em pó
> 150 g de pêssegos (frescos ou em calda)
> 5 morangos
(Como o meu bolo era pequenino fiz só metade da receita)

Preparação da cobertura:
  • Junte o queijo mascarpone com o queijo creme, o iogurte grego e o açúcar e bata com uma vara de arames, até obter uma consistência cremosa.
        (O meu creme ficou um pouco líquido (não ficava preso na vara de arames), e eu pensei que já não iria ficar bom. Nada disso! Depois de ir ao frigorífico, fica mais espesso e com a consistência certa. Não se assustem na hora de fazer! 😊)
  • Barra a parte de cima do bolo com o creme obtido e/ou se preferir corte o bolo em duas partes e recheie também a metade do bolo com o creme obtido e adicione pequenos pedaços de pêssego). Como o meu bolo era baixinho, optei por não colocar recheio (também fica mais "light" 💪).
  • Decore com morangos e pêssegos a gosto.
  • Leve ao frio até altura de servir.
O resultado final: a combinação resultou e ficou divinal! 
O Pasteleiro cá de casa após a degustação deu nota 9. (E se ele é exigente! Não deu 10 porque não limpei o creme em excesso do prato 😆). 
Para primeira vez, não foi nada mau 😇.

Vamos então a votos? 
Na foto a baixo, à esquerda está o bolo do Pasteleiro e à direita o meu bolo.
Quem ganha o desafio? 
Se pudessem provar, não iriam ter dúvidas.... eheheheheheh 😁.


Se procura um bolo húmido e fresco para os dias quentes de verão, anote a receite, pois vai adorar 😎.

Ass: Curvas

Comentários

Mensagens populares