Festival "Peixe em Lisboa 2018" | As nossas escolhas


Comer por puro prazer, degustar novos sabores ou vivenciar experiências gastronómicas, daquelas a ter pelo menos uma vez na vida, são sempre excelentes motivos para passear.

Esta semana fomos almoçar ao Festival "Peixe em Lisboa 2018". O evento dedicado à gastronomia do mar presenteia os seus visitantes, até ao dia 15 de Abril, com uma grande diversidade de pratos à base de peixe e mariscos portugueses, confecionados pelas mãos de prestigiados chefes e restaurantes nacionais e internacionais. Além da oferta gastronómica de excelência, encontra-se no mesmo espaço (bastante aprazível), um mercado gourmet com dezenas de expositores de produtos nacionais da área alimentar.



Ora, é chegada a hora de escolher o que vamos almoçar... Começa o drama! 
Eu adoro peixe, logo há muitos pratos que gostaríamos de experimentar, porém, o meu querido Pasteleiro nem por isso. Ele não come peixe, nem marisco, mas bem enganado ainda come atum, bacalhau com natas e outros pratos que garantidamente não tenha que escolher as espinhas 😏. 
Mesmo assim, ele arriscou e experimentou! E, é por isso (e muito mais) que gosto dele! 😜

Aqui ficam as nossas escolhas, do prato principal e sobremesa.

AS MINHAS ESCOLHAS:
  • Sopa rica de peixe e marisco | Restaurante ribamar (Sesimbra - Tróia)  
Estava muito boa, sim, mas não causou o impacto expectável. Sabia a caril...


  • Chocolate e ovas de maracujá | d'O Surf and Turf do Chef Kiko
Ficou muito aquém das expectativas. O brownie e o crumble de chocolate estavam demasiado secos, e as ovas de maracujá não estavam frescas o suficiente (temperatura) e tinham muito pouco sabor. Enfim, uma combinação de sabores certa mas que simplesmente não funcionou.. Tudo demasiado Bland! Salvou-se a mousse 😊.

AS ESCOLHAS DO PASTELEIRO:

  • Lascas de Bacalhau com creme de batata e pão preto | Restaurante ribamar (Sesimbra - Marina de Tróia) 
Não gostou! Seria de esperar para quem não costuma comer peixe. Contudo, o puré e o bacalhau estavam um pouco salgado e o pão preto afogou-se de tal modo no puré que parecia o titanic no fundo do mar, pois só encontrámos um pedacinho no final da degustação (foi pena, pois o contraste de sabor que proporcionava ao puré era ótimo)..
Por fim, encontrar uma espinha num prato de peixe "elaborado por um Chef" não é aceitável, potanto encontrar 3 espinhas em 4 lascas de bacalhau deixa um certo pico na garganta 😧😶...

Salvou-se a sobremesa...
  • Pêra, pêra e mais pêra | Restaurante Loco, de Alexandre Silva (Lisboa)
Excelente escolha! Olho de pasteleiro nunca se engana. 
Pêra, e somente pêra, sim, e quem é que adivinharia a profusão de sabores e sensações que esta pêra provoca!? Doce mas com um toque ácido, crocante e, em simultâneo, com uma base de puré que simplesmente derrete na boca.. 
Em duas palavras: Perfeito e imprevisível.
E esta apresentação?! Vale a pena comentar? Assim que chegou à mesa, os versos de Carlos do Carmo embalaram esta canoa do Tejo até à boca.

"Canoa, | Por onde vais? | Se algum barco te abalroa, | Nunca mais voltas ao cais, | Nunca, nunca, nunca mais [...]"

Esta canoa não regressará ao cais, mas nós certaremos voltaremos ao Loco Restaurante, do Chef Alexandre Silva 😍.


Nem todos podemos gostar do mesmo, mas foi sem dúvida uma excelente degustação do requinte gastronómico nacional.
Todo o evento está sem dúvida de Parabéns. A gastronomia nacional merece mais eventos como estes, de promoção do que de bom se faz e se come em Portugal.

Até uma próxima.

Ass: Curvas

Comentários

Mensagens populares